O projeto tem a parceria de uma startup e uma rede de lojas para inserir a população local nas compras pela internet
Por Misto Brasília – DF
O projeto Americanas na Favela chegou na comunidade do Sol Nascente, em Ceilândia (DF). A partir deste mês os produtos e-commerce das marcas Shoptime, Submarino e Americanas passam a ser entregues na região.
Foi montado um minicentro de armazenagem e distribuição de produtos com capacidade de operar 3 mil pedidos por dia.
A operação, administrada pela startup de entregas FBX (Favela Brasil Xpress), prioriza a contratação de mão de obra local com foco em fomentar a inclusão, capacitação e empregabilidade.
A falta de reconhecimento do CEP pelos serviços de entrega, muitas vezes, influencia o morador de comunidade a não realizar a compra online.
O projeto que começou no Brasil em 2021 possui nove microbases instaladas nas comunidades de Paraisópolis, Heliópolis, Capão Redondo, Cidade Júlia e Diadema, em São Paulo. Rocinha e Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. E Betim, em Minas Gerais. A meta alcançar 50 microbases em comunidades até 2023.
“Hoje, mais de 150 entregadores tiram seu sustento exclusivamente das entregas que saem das bases nas favelas e outra centena têm essas entregas como oportunidade de renda extra”, explica o gerente de operações da Americanas S.A. à frente da expansão, Leonel Bueno.