O cálculo tem como base futuros investimentos na construção de parques eólicos e usinas solares
Por Misto Brasília – DF
O Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e Instituto Clima Info divulgaram o estudo “Plano Nordeste Potência”. O documento mostra que o Brasil possui 10% dos empregos “verdes” no mundo.
Essa nova realidade poderá gerar 2 milhões de empregos nos próximos cinco anos, especialmente centrado nas energia renováveis.
O cálculo tem como base futuros investimentos na área, como a construção de parques eólicos e usinas solares.
Segundo o levantamento, 13% das vagas serão para ensino superior; a maior parte, 50% das vagas, será para ensino técnico; os outros 37% não devem requerer qualificação específica.
“Essa expansão do mercado de energia mostra o grande potencial do setor na geração de postos de trabalho, o que faz ser possível criar postos não somente direcionados a profissionais com formação específica técnica ou superior”, explica o diretor de Experiência e Pessoas da Juntos Energia, Vitor de Mesquita.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar fotovoltaica atingiu 23,9 gigawatts (GW) de capacidade instalada no País.
Ultrapassou a energia eólica, que registra 23,8 GW. O grande impulso da fonte de energia gerada pelo sol vem sendo dado pela Geração Distribuída (GD).