A compra dos absorventes será feita de forma centralizada pelo Ministério da Saúde. A distribuição será feira para pessoas mais pobres
Por Misto Brasília – DF
O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a distribuir gratuitamente absorventes para as mulheres. A medida foi anunciada hoje (08) durante uma solenidade relativa ao Dia Internacional das Mulheres.
O presidente Lula da Silva assinou o decreto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. Cerca de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas pela iniciativa que prevê investimento de R$ 418 milhões por ano.
A compra dos absorventes será feita de forma centralizada pelo Ministério da Saúde.
A nova política estará voltada aos públicos mais vulneráveis, de acordo com critérios do Bolsa Família e do Cadastro Único, incluindo estudantes de baixa renda matriculados em escolas públicas, pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema.
A produtora rural Maria Beatriz de Sousa Barbosa Pinto será uma das mulheres atendidas. No assentamento onde vive, na zona rural de Planaltina (DF), ela viveu a situação de ver a filha de 12 anos usando bolos de papel higiênico no período da menstruação por não ter absorventes em casa ou disponíveis na escola.