Estudo de um grupo de economista alerta de 186 bancos estariam com problemas similares ao Silicon Valley Bank
Por Misto Brasília – DF
Pelo menos 186 bancos dos Estados Unidos estão potencialmente enfrentando os mesmos riscos que o recentemente falido Silicon Valley Bank (SVB), alerta o estudo de um grupo de economistas.
Todos esses emprestadores são desafiados por questões semelhantes, afirmaram os pesquisadores, citando cálculos que indicam quedas recentes nos valores dos ativos bancários.
A equipe, que inclui economistas da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade de Stanford, alerta para o aumento da vulnerabilidade do sistema bancário dos EUA a “operações de depositantes não segurados”, como aquela que forçou o SVB a falhar.
Os economistas analisaram a “exposição de ativos” dos bancos dos EUA enquanto o sistema bancário central do país continuou a aumentar as taxas de juros para determinar possíveis implicações para a estabilidade financeira.
Os livros de ativos dos bancos, as perdas de valor de mercado e os percentuais de financiamento foram avaliados durante a pesquisa.
A equipe explicou que as notas do Tesouro dos EUA e os empréstimos hipotecários eram o tipo de ativos suscetíveis de diminuir de valor quando novos títulos oferecem taxas mais altas, informou a Agência Sputnik.