Parte dos deputados, senadores do DF e o governador se encontraram com o relator do arcabouço fiscal
Por Misto Brasília – DF
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que o relator do novo arcabouço fiscal, que está em debate no Senador Federal, foi acessível às justificativas para retirar do texto o Fundo Constitucional do Distrito Federal.
De uma maneira geral, os representantes do DF saíram otimistas da reunião. Assista o vídeo com o senador Izalci logo abaixo. Última atualização às 11h31
O governador Ibaneis afirmou que tem uma audiência marcada ainda para esta semana com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.
“É um trabalho que envolve toda a classe política do Distrito Federal. Brasília é a capital de todos os brasileiros, abriga as maiores autoridades federais e internacionais lotadas em nosso país. O Fundo é a forma que a capital tem de garantir a segurança e os serviços básicos para todos”.
A avaliação foi há pouco, após a reunião de parte da bancada e o governador Ibaneis Rocha (MDB) com o senador Omar Azziz (PSD-AM). “O relator entendeu bem e está conosco”, disse Izalci.
A manutenção do Fundo no arcabouço vai representar prejuízos à arrecadação do Distrito Federal a partir de 2025. O texto foi aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados, mas as emendas e destaques apresentados ao relatório foram todos derrubados.
A senadora Leila Barros (PDT-DF) disse que o prejuízo chegará a R$ 87,8 bi até 2033.
“Expliquei ao senador Omar que o FCDF é essencial para mantermos a segurança pública dos três poderes e garantirmos a qualidade de vida dos brasilienses. O senador Omar se comprometeu a ouvir a bancada do DF e os governos federal e local”.