Composta por 283 painéis solares de última geração, a unidade utiliza a luz solar como fonte de energia e vai funcionar por até 25 anos
Por Misto Brasília – DF
Uma usina fotovoltaica do Sicoob começou a operar no Distrito Federal. Ela funciona nos telhados da sede 1 do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). Segundo a instituição financeira, representa um investimento estratégico em energia limpa e renovável.
A expectativa é que a usina fotovoltaica fique em operação por pelo menos 15 anos, podendo chegar a 15 anos.
Composta por 283 painéis solares de última geração, a UFV do Sicoob utiliza a luz solar como fonte de energia para gerar eletricidade de forma sustentável, reduzindo a dependência de energia elétrica proveniente de fontes não renováveis, como carvão e gás natural.
A geração própria de energia solar pela UFV do Sicoob também desempenha um papel crucial na redução das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo diretamente para a mitigação das mudanças climáticas.
A redução anual de emissões de carbono da UFV do Sicoob deve chegar a aproximadamente 70 toneladas.
O diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior observou que “há vários benefícios para o Sicoob, principalmente ambientais e financeiros. Brasília possui um dos melhores e mais vantajosos índices de radiação solar do Brasil, o que justifica a construção da usina fotovoltaica do Sicoob e reduz o tempo de retorno sobre o investimento”.
O superintendente de Infraestrutura e Operações de TI do Sicoob, Dênio Rodrigues, afirma que a economia anual estimada é superior a R$ 116,5 mil. “Essa quantia poderá ser destinada a outros projetos de melhoria, que gerem benefícios financeiros e sustentáveis ao Sicoob e à sociedade”, explica.