O evento faz parte das atividades do grupo de pesquisa Igualdade, Diversidade, Democracia e Tributação
Por Misto Brasília – DF
“O racismo estrutural que legitima a imunização da polícia que mata” é o nome da palestra que poderá ser acompanhada pela internet. A palestrante será a pesquisadora convidada Fernanda Reis.
O evento nesta segunda-feira (26), começa às 18 horas. faz parte das atividades do grupo de pesquisa Igualdade, Diversidade, Democracia e Tributação (IDDT) do curso de mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB).
A palestrante vai apresentar e analisar o número crescente de mortes decorrentes da atuação policial no Brasil e a razão por trás da normalização dessa política que vitima constantemente o mesmo perfil: do jovem negro pobre e periférico.
“Vamos debater de que forma as execuções sumárias pelas forças policiais no âmbito dos subúrbios e das favelas demonstra a expressão da soberania do Estado em um espaço de exceção permanente, no qual ocorre a suspensão do ordenamento jurídico”, explica Fernanda.
“Oportunidade em que debateremos sobre o racismo como elemento característico e estruturante não só da atividade policial como do próprio sistema penal, bem como de que que forma o silenciamento acerca do racismo institucionalizado mascara a realidade, naturalizando o corte racial existente entre as vítimas dos abusos policiais”.