Crimes violentos têm redução em seis meses no Distrito Federal

PCDF operação contra grilagem Misto Brasília
Operação realizada pela Polícia Civil contra organização criminosa/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

No monitoramento de feminicídios, no entanto, houve uma alta considerável. Em outros crimes, a estatística mostra queda

Por Misto Brasília – DF

A redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e dos homicídios no mês de junho e no acumulado dos primeiros seis meses do ano foi o menor em 24 anos, com 141 registros. Esse tipos de crimes violentos e letais são homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

É uma queda de 1,4% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Em relação ao crime específico de homicídios, no mesmo período, foram registrados 130 casos, a menor marca desde 2000 (24 anos), quando foram contabilizadas 293 vítimas, segundo informou a assessoria da secretaria.

De acordo com a última atualização feita pelo painel de monitoramento de feminicídios, foram registradas 20 vítimas deste crime no DF. No mesmo período do ano passado foram seis casos.

“O enfrentamento à violência contra a mulher é complexa e precisa ser entendida e tratada da perspectiva da integralidade de ações, envolvendo diversos segmentos de governo, da Justiça e da sociedade civil. Está em andamento, ainda, a implementação de novas estratégias para simplificar e ampliar o acesso das vítimas às tecnologias de proteção disponíveis”, comentou o secretário da Segurança Pública, Sandro Avelar.

No roubo em transporte coletivo, a redução foi de 35,6% no semestre, passando de 427, ano passado, para 275 este ano, o que corresponde a 152 ocorrências a menos.  No mês de junho, a redução é de 30%, de 50 para 35 casos.

Os roubos em comércio caíram de 360 para 301 no comparativo dos primeiros seis meses, 16,4% de redução. Nos roubos a transeunte, de veículo, e em residência, as reduções no comparativo semestral foram de, respectivamente, -18,3%, -17% e -22,6%.

Os furtos em veículos, que é quando objetos são subtraídos sem que a vítima perceba, por exemplo, a queda foi de 17,3%.

“De dez anos para cá, essa nova forma de gestão da segurança pública vem se aperfeiçoando e os resultados, consequentemente, sendo alcançados”, avalia Avelar.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas