Será entregue um dossiê ao governo federal para que reconheça a cultura com o título patrimônio cultural
Por Misto Brasília – DF
A Construção Nacional da Cultura Hip Hop realiza uma marcha em Brasília. A concentração do ato na segunda-feira (17) será às 13 horas, na Praça Zumbi dos Palmares, e seguirá até o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O movimento entregará um dossiê nacional para que o hip hop obtenha o título de Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro. O ato será um momento simbólico de união entre os artistas do hip hop.
“Vamos marchar de braços dados pedindo a sensibilidade do Iphan para que o hip hop obtenha esse título e, assim, a gente consiga proteger uma das culturas mais importantes do mundo”, disse a jornalista e uma das facilitadoras gerais da Construção Nacional da Cultura Hip Hop, Cláudia Maciel.
Para o artista ativista social Rafa Rafuagi, a marcha também pedirá ao governo federal que assine o decreto de reconhecimento e fomento do hip hop no dia 11 de agosto, data em que se comemora os 50 anos do surgimento da cultura hip hop no mundo.
“Reconhecer a importância do hip hop a nível nacional é garantir a sua preservação, é fazer com que o poder público crie mecanismos para a sua valorização e meios para que artistas do hip hop continuem se expressando e salvando milhares de vidas de jovens pretos e periféricos pela arte”, comentou o deputado distrital Max Maciel (PSol).