O primeiro encontro será na quinta-feira e deve reunir pessoas interessadas nas soluções da região com 12 municípios
Por Misto Brasília – DF
A Região Metropolitana do Distrito Federal será o tema da 16ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que guiará o desenvolvimento nos próximos 10 anos.
O evento será na próxima quinta-feira (27), às 19 horas, na sede da Seduh (Edifício Number One, no Setor Comercial Norte).
O evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh. Ao longo deste ano, são previstas 53 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.
Trata-se de uma das oficinas responsáveis por discutir temas do futuro sobre desenvolvimento urbano. Nesse contexto, as contribuições da população participante irão basear a revisão do planejamento territorial.
Fazem parte da região metropolitana Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Na avaliação do doutor em Arquitetura e Urbanismo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Rômulo Ribeiro, para entender essa dinâmica de movimentação de pessoas entre o DF e os municípios, a participação dos profissionais voltados para o urbanismo, planejamento e educação é crucial no processo de construção do Plano Diretor.
“Ter essa visão mais integral da cidade se torna fundamental para que possamos ter um planejamento que, de fato, traduza o que é a cidade e o que se quer dela”.
O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, observou que “Brasília tem uma influência econômica sobre os fluxos de atividades e serviços desses municípios e, por isso, é muito importante entender os impactos dessa dinâmica para a organização do nosso território e, especialmente, para o planejamento dele”, informou a assessoria da secretaria.

