Hacker Walter Delgatti foi condenado a 20 anos de prisão

Hacker Delgatti Neto CPMI 8 de janeiro Misto Brasília
Walter Delgatti Neto é orientado pelo advogado na CPMI de 8 de janeiro/Arquivo/Geraldo Magela/Agência Senado
Compartilhe:

Ele invadiu o aplicativo Telegram e vazou mensagens de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato

O hacker Walter Delgatti Neto foi condenado nesta segunda-feira (21) a 20 anos e 1 mês de prisão pelo vazamento de conversas de autoridades ligadas à Operação Lava Jato.

A condenação resulta das investigações da Polícia Federal (PF) durante a Operação Spoofing, que apurou o vazamento de mensagens do aplicativo Telegram de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato.

O juiz substituto 10ª Vara Federal do Distrito Federal Ricardo Augusto Soares Leites disse que as investigações comprovaram que Delgatti hackeou um grande número de pessoas.

“Seus ataques cibernéticos foram direcionados a diversas autoridades públicas, em especial agentes responsáveis pela persecução penal, além de diversos outros indivíduos que possuem destaque social, bastando verificar as contas que tiveram conteúdo exportado”, afirma a decisão do juiz. “A amplitude das vítimas é imensa e poderia render inúmeras ocasiões de extorsões.”

O magistrado destacou que Delgatti Neto teria tentado vender o material hackeado para a imprensa por R$ 200 mil. Ele avaliou como inequívoco o papel do hacker como “líder de organização criminosa”. Outras seis pessoas também foram condenadas no caso. O hacker ainda pode recorrer da condenação.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas