O complexo do santuário de Poseidon era o centro da cidade antiga de Helike, destruída por um tsunami
Por Misto Brasíla – DF
Arqueólogos desenterraram artefatos raros nas ruínas do antigo santuário grego de Poseidon em Helike, na costa norte do Peloponeso, no sul da Grécia.
A antiga cidade-Estado grega de Helike foi fundada no período micênico do final da Idade do Bronze (1600–1100 a.C.). A divindade patrona da cidade era Poseidon Helikonios, deus do oceano e dos terremotos, divulgou a Agência Sputnik.
Helike foi destruída por um terremoto e um subsequente tsunami em 373 a.C. A cidade havia permanecido submersa por uma antiga lagoa por mais de 2.300 anos até ser redescoberta em 2001, escreve Greek Reporter.
O complexo do santuário de Poseidon era o centro da cidade antiga. Nas escavações de poucos anos atrás foram desenterrados um tempo arqueado que data de 710–700 a.C. e um altar feito de tijolos rústicos que data de 760–750 a.C.
Durante as últimas escavações conduzidas entre maio e junho deste ano, especialistas descobriram ruínas de mais dois edifícios perto do santuário. Novos achados confirmam o uso religioso do local desde tempos ainda mais antigos, por volta de 850 a.C.