É resultado de ambicioso programa nacional indiano de biocombustíveis e fabricação de carros flex
Por Misto Brasília – DF
Neste sábado (09), durante o G20 foi lançado o programa Aliança Global de Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês).
Segundo o comunicado do Itamaraty sobre o programa, a iniciativa, que conta com a participação dos três principais produtores de biocombustíveis do mundo – Brasil, Estados Unidos e Índia -, reúne 19 países e 12 organizações internacionais com o objetivo de fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo e seguirá aberta a novas adesões.
Participaram da cerimônia os presidentes Lula da Silva (Brasil), Joe Biden (EUA), Alberto Fernández (Argentina); as primeiras-ministras Giorgia Meloni (Itália) e Sheikh Hasina (Bangladesh); os primeiros-ministros Lee Hsien Loong (Singapura), Narendra Modi (Índia), Pravind Jugnauth (Ilhas Maurício) e um representante governamental dos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com o Estadão, a cerimônia foi breve e não houve discursos oficiais. Apenas Narendra Modi, apertou uma lâmpada para simbolizar a criação da coalizão.
“O lançamento é resultado de ambicioso programa nacional indiano de biocombustíveis, que inclui desde a próxima adoção de 20% de mistura de etanol na gasolina à fabricação de automóveis flex, além do desenvolvimento e produção de biocombustíveis de segunda geração. No processo de desenvolvimento dessa política, Brasil e Índia trabalharam juntos tanto no nível governamental como no nível acadêmico, tecnológico e empresarial”, diz o Itamaraty.