Até segunda-feira, 6.650 refugiados haviam sido registrados na Armênia, disse o governo na rede social Facebook
Por Misto Brasília – DF
Milhares de armênios étnicos deixaram Nagorno-Karabakh em direção à Armênia depois que o Azerbaijão consolidou com uma rápida investida militar o controle sobre o enclave historicamente disputado, informou o governo de Yerevan nesta segunda-feira (25).
A fuga provocou filas em postos de combustíveis e um grande congestionamento na estrada que liga a região à Armênia.
Até segunda-feira, 6.650 refugiados haviam sido registrados na Armênia, disse o governo no Facebook.
No domingo, o número era de cerca de mil. Cerca de 1.100 receberam abrigo de emergência do governo armênio e outros mil encontraram suas próprias acomodações. O governo prometeu fornecer acomodação a todos, sendo que cerca de 4 mil já foram considerados necessitados, de acordo com a declaração.
Líderes dos cerca de 120 mil armênios que vivem em Nagorno-Karabakh afirmaram à agência de notícias Reuters que não queriam viver sob o governo do Azerbaijão e deixariam a região por receio de sofrerem perseguição e limpeza étnica. O enclave já era reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão.
O Azerbaijão nega acusações de limpeza étnica e diz que garantirá os direitos dos armênios que permanecerem no enclave, mas muitos refugiados que chegaram à Armênia disseram não ter intenção de voltar, divulgou a Agência .