O nível é o mais baixo desde que a marcação começou há 44 anos, de acordo com o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos
Por Misto Brasília – DF
O gelo marinho ao redor da Antártida atingiu o nível mais baixo já registrado no inverno, desde que ocorreu há 44 anos, divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC). , na sigla em inglês).
O registro ocorreu no momento em que a superfície estava em seu tamanho máximo, gerando preocupações de que o impacto das mudanças climáticas aumentasse nessa região.
O gelo marinho ao redor da Antártida derreteu durante o verão, alcançando seu nível mais baixo em fevereiro e março, e volta a se formar no inverno, com o pico de sua extensão sendo registrado por volta de setembro. Em 10 de setembro, essa cobertura atingiu o tamanho máximo registrado neste ano de 16,96 milhões de metros quadrados, segundo o NSIDC.
“Essa é de longe a menor máxima já registrada entre 1979 e 2023”, disse o observatório americano.
Isso representa 1,03 milhão de metros quadrados a menos do que o recorde negativo anterior, ocorrido em 1986, o equivalente ao dobro da área da França. O NSIDC disse ainda que os números são preliminares e uma análise completa será divulgada no próximo mês.
“Não é apenas um ano de quebra de recorde, é um ano de quebra de recordes extremos”, destacou Walt Meier, pesquisador do NSIDC.
Em fevereiro deste ano, o gelo marinho da Antártida também bateu o recorde mínimo registrado, atingindo seu ponto mais baixo, com uma extensão de 1,79 milhão de metros quadrados, segundo o observatório americano, anotou a Agência DW.