O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, disse que o encontro demonstra o “claro cometimento” do bloco europeu
Por Misto Brasília – DF
Os ministros do Exterior dos países-membros da União Europeia (UE) viajaram juntos a Kiev nesta segunda-feira (02) em uma visita não anunciada.
O gesto dos diplomatas europeus visa eliminar preocupações em torno de uma suposta falta de consenso entre Estados-membros no que diz respeito ao apoio de longo prazo à Ucrânia em sua luta contra a invasão russa, divulgou a DW.
O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, disse que, apesar de simbólico, o encontro informal entre os diplomatas europeus e ucranianos demonstra o “claro cometimento” do bloco europeu para com a Ucrânia, na guerra que já dura 19 meses.
I met with @Antonio_Tajani and thanked Italy, @GiorgiaMeloni and her team, as well as all Italians for their support.
We discussed increasing military aid, particularly air defense to protect people and infrastructure as winter approaches.
I appreciate Italy for its willingness… pic.twitter.com/GXN34zG6UX
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 2, 2023
“A UE permanece unida em seu apoio à Ucrânia. Não vejo nenhum Estado-membro se desfazendo de seu envolvimento”, disse Borrell em conferência de imprensa na capital ucraniana. A visita dos ministros, segundo afirmou, “envia um forte sinal para a Rússia: não tememos seus mísseis ou drones”.
Borrell destacou que esta foi a primeira reunião dos ministros do Exterior da UE fora do território do bloco, além de ser a primeira em uma zona de guerra.