O processo eleitoral é para escolha de diretor, vice-diretor e conselheiros escolares. Disputam o pleito 797 chapas
Por Misto Brasil – DF
Pelo menos meio milhão de pessoas estarão envolvidas como candidatos ou eleitores nas eleições nas escolas públicas do Distrito Federal. Nesta quarta-feira até às 21 horas, serão eleitos conselheiros escolares, vice-diretores e diretores.
Podem votar alunos com mais de 13 anos, mães, pais, responsáveis legais, professores e demais servidores de carreira das escolas.
Os resultados serão divulgados ainda hoje nas unidades escolares, mas oficialmente o eleitos serão homologados após o prazo de apresentação e análise de recurso, será em 4 de dezembro.
Eles tomarão posse nos cargos em 2 de janeiro de 2024 e permanecerão até 31 de dezembro de 2027. O mandato dos eleitos terá duração de quatro anos.
Os candidatos não poderão levar nenhum tipo de material de campanha para as escolas em que concorrem no dia da votação. As campanhas eleitorais foram realizadas até domingo (22).
Segundo as regras eleitorais, é permitido o uso de camiseta com a identificação da chapa ou do candidato no dia das votações, no entanto não poderá haver atividade de campanha neste dia.
Além disso, os candidatos não poderão estar nas escolas no dia das votações, a não ser para votar ou se estiverem inscritos como fiscais de chapa ou de candidaturas ao conselho escolar.
Foram homologadas 4.488 candidaturas ao conselho escolar e 797 chapas inscritas para os cargos de diretor e vice-diretor.