Hassan Nasrallah afirmou que uma possível escalada dos confrontos dependerá do que acontecer na Faixa de Gaza
Por Misto Brasil – DF
O líder do grupo radical xiita Hisbolá, baseado no Líbano, se pronunciou publicamente nesta sexta-feira (03) pela primeira vez desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza.
Em um longo discurso, Hassan Nasrallah afirmou que uma possível escalada dos confrontos com Israel dependerá do que acontecer na Faixa de Gaza e de como este país vai agir na fronteira com o Líbano.
Leia – maioria dos judeus em Israel é a favor da operações terrestres
Entre as expectativas desse discurso, que foi acompanhado no Líbano com grande interesse, estava uma possível “declaração de guerra” ou o anúncio de uma extensão das hostilidades, passo que o clérigo aparentemente evitou.
“Todos nós devemos estar prontos para todas as possibilidades. Com toda a transparência, clareza e ambiguidade, todas as opções na frente libanesa estão abertas, e podemos recorrer a elas a qualquer momento”, disse Nasrallah.
“Nosso grupo já entrou em combate contra Israel em 8 de outubro. O que está acontecendo na frente libanesa é muito importante para a luta em Gaza, mesmo que alguém possa dizer que o que está acontecendo é modesto”, acrescentou.
Nasrallah disse que as operações têm aumentado “dia a dia”, mesmo quando o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alertou o Hisbolá contra testar Israel, caso contrário “eles pagariam caro”.
Ele deixou claro que a intenção do Hisbolá era “prender” as tropas israelenses que poderiam ser enviadas para Gaza, alertando que uma nova escalada no norte era uma “possibilidade realista”.