Biden e Xi Jinping falam em cooperação mutuamente benéfica

Joe Biden e Xi Jinping cúpula EUA Misto Brasil
Joe Biden e Xi Jinping posam antes da cúpula entre os dois países/Xinhua
Compartilhe:

Xi também pediu que a China e os Estados Unidos assumam conjuntamente as responsabilidades como grandes países

Por Misto Brasil – DF

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden, tiveram nesta quarta-feira (15) uma troca de opiniões franca e profunda sobre as questões estratégicas e abrangentes críticas para a direção das relações bilaterais e sobre as principais questões que afetam a paz e o desenvolvimento mundial.

A reunião de cúpula foi realizada em Filoli Estate, uma casa de campo a aproximadamente 40 quilômetros ao sul de São Francisco, Califórnia.

A cúpula de várias horas do presidente Joe Biden com o presidente chinês Xi Jinping na quarta-feira levou ao progresso no combate ao fentanil e à retomada da comunicação entre eles.

Xi concordou em tomar medidas para restringir o fornecimento de produtos químicos usados ​​para fabricar fentanil, disse Biden em entrevista coletiva na quarta-feira. A China também concordou em criar mecanismos para melhorar a comunicação entre os líderes militares, disse ele.

“Estamos conversando com nossos concorrentes, apenas conversando e sendo francos uns com os outros para que não haja mal-entendidos, como um elemento-chave para manter a estabilidade global e atender ao povo americano”, disse Biden aos repórteres, registrou o jornal USToday.

A China e os Estados Unidos devem promover conjuntamente uma cooperação mutuamente benéfica, afirmou Xi. Os dois países têm amplos interesses comuns numa ampla gama de áreas, incluindo áreas tradicionais como economia, comércio e agricultura, bem como áreas emergentes, como mudança climática e inteligência artificial (IA), apontou.

Nas circunstâncias atuais, os interesses comuns dos dois países não diminuíram, mas aumentaram, avaliou Xi.

A agência chinesa Xinhua, divulgou que é importante utilizar plenamente os mecanismos novos e restaurados na política externa, economia, finanças, comércio, agricultura e outros campos e realizar a cooperação em áreas como luta antinarcotráfico, assuntos judiciais e de aplicação da lei, IA e ciência e tecnologia, acrescentou ele.

Xi também pediu que a China e os Estados Unidos assumam conjuntamente as responsabilidades como grandes países. Os problemas enfrentados pela sociedade humana não podem ser resolvidos sem a cooperação entre os grandes países, ressaltou Xi.

A China e os Estados Unidos devem liderar pelo exemplo, intensificar a coordenação e a cooperação em assuntos internacionais e regionais e fornecer mais bens públicos para o mundo, assinalou ele.

O presidente chinês pediu à China e aos Estados Unidos que promovam conjuntamente o intercâmbio entre pessoas.

Os dois lados devem aumentar os voos, promover a cooperação turística, expandir os intercâmbios subnacionais, fortalecer a cooperação educacional e a cooperação em assuntos relacionados às pessoas com deficiência, reduzir os fatores negativos que impedem o intercâmbio entre pessoas e incentivar e apoiar maiores interações e comunicação entre seus povos, de modo a consolidar a base para o desenvolvimento saudável das relações China-EUA, disse Xi.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas