O rio Itajaí-Açu chegou a 13,04 metros, inundando vários bairros da cidade do Alto vale do Itajaí. Há previsão de mais chuva
Por Misto Brasil – DF
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que 30 municípios tiveram o abastecimento de água prejudicado pelas chuvas entre quinta (16) e este sábado. Os problemas são causados por mais uma enchente que atinge quase todo o estado.
Segundo uma nota da Defesa Civil, considerando as chuvas registradas desde o dia 14, até o momento, 41 municípios registraram ocorrências relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.
Em 48 horas, os volumes ultrapassaram a casa dos 200 mm de chuva: Piratuba (230 mm), Curitibanos (226.2 mm), Ponte Alta (219.4 mm).
A região do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina foram as mais impactadas.
O município de Rio do Sul, no Alto vale do Itajaí, é um dos mais prejudicados com a elevaçào do nível do rio Itajaí-Açu. É a segunda pior encchente da história.
O pico do rio atingiu 13,04 metros à 0h40 deste sábado (18), segundo dados da Defesa Civil. A atual cheia só foi superada pela registrada em 1983, com rio em 13,58 metros.
Situação agora em Trombudo Central, Santa Catarina, a 315km de Florianópolis, castigada pelas chuvas. Enchente toma conta de toda a área central da cidade. pic.twitter.com/UfBiaRCL1Y
— Róbinson Gambôa (@Gamboa_R) November 17, 2023
De acordo com o portal NSC, o rio começa a baixar lentamente, mas a Defesa Civil mantém o alerta de chuva para este sábado, com volumes que podem variar de 20 a 30 milímetros no município. O volume de precipitação superou 180 milímetros em 48 horas. A cota de inundação permanece em 13,5 metros e a cota de atenção em 14 metros.
Cidades do Oeste do estado e do Vale do Itajaí, como Chapecó e Blumenau, foram as mais afetadas com enchentes, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos. Também houve queda de granizo em algumas áreas. Há muitas pessoas desabrigadas pelas chuvas.
O g1 de Santa Catarina publicou que duas mulheres morreram depois que o carro em que estavam afundou em uma área alagada por causa da chuva, no município de Taío, no Alto Vale do Itajaí.
Em Florianópolis, uma casa de madeira desabou por conta do grande volume de chuva no bairro Agronômica. Em Lages, maior cidade da região Serrana, uma casa foi atingida por um deslizamento de terra.
As rodovias estaduais e federais também tiveram interdições na manhã desta sexta. O caso mais grave ocorreu na BR-470, em Ibirama, onde a queda de barreira deixou os dois sentidos bloqueados, de acordo com a mídia.
Na cidade de Agronômica, no Alto Vale, bombeiros retiraram 10 adultos e uma criança de 8 anos de dentro de um ônibus.
Em Mondaí, no Oeste do estado, uma tempestade com granizo causou estragos em cinco imóveis. Em Xanxerê, também houve queda de granizo.