Viveu no território que hoje é a China durante o Jurássico Inferior, entre 200 milhões e 193 milhões de anos atrás
Por Misto Brasil – DF
Paleontólogos na China desenterraram e examinaram três esqueletos adultos e cinco ninhadas de ovos contendo embriões de Qianlong shouhu, uma espécie previamente desconhecida de dinossauro sauropodomorfo do Jurássico Inferior.
Os restos fossilizados que incluem três esqueletos adultos e cinco ninhadas de ovos foram descobertos na província de Guizhou, no sudoeste da China. A pesquisa foi publicada em um artigo na revista National Science Review, registrou a Sputnik.
A espécie de dinossauro viveu no território que hoje é a China durante o Jurássico Inferior, entre 200 milhões e 193 milhões de anos atrás. O mais significante é que esses fósseis fornecem evidências para os primeiros ovos com casca semelhante a couro.
O dinossauro pertence aos sauropodomorfos, um grupo de dinossauros herbívoros de pescoço longo que inclui os maiores animais que já vaguearam pela Terra. O animal pré-histórico tinha aproximadamente seis metros de comprimento e pesava cerca de uma tonelada.
De acordo com a equipe de pesquisadores, o Qianlong shouhu punha ovos relativamente grandes com uma casca calcária relativamente grossa formada por cones mamários proeminentes em comparação com outros dinossauros sauropodomorfos que divergiram desde o início.
“A casca calcária dos ovos Qianlong shouhu era muito mais grossa do que a da maioria dos ovos de casca mole, mas mais fina do que a dos ovos de casca dura”, apontam especialistas.