Grupo radical comprometeu-se a libertar mais 20 mulheres e crianças, disse o porta-voz de segurança nacional dos EUA
Por Misto Brasil – DF
Outros 11 reféns israelenses, incluindo gêmeos de três anos, foram libertados pelo Hamas esta noite, diz Israel – elevando o número total de reféns libertados para mais de 50.
Em troca, 33 palestinos foram libertados das prisões israelenses – supostamente incluindo 30 crianças e três mulheres.
Pela quarta noite consecutiva, um lote de reféns israelitas foi trocado por um grupo de prisioneiros palestinianos no âmbito da trégua temporária entre o Hamas e Israel.
A agência de notícias Reuters informa que um ônibus transportando os prisioneiros palestinos recém-libertados chegou a Ramallah, na Cisjordânia.
Poucas horas antes do término da trégua de quatro dias, o Catar disse que Israel e o Hamas concordaram com uma prorrogação de dois dias.
Nos próximos dois dias, o Hamas comprometeu-se a libertar mais 20 mulheres e crianças, disse o porta-voz de segurança nacional dos EUA, John Kirby.
Mais caminhões carregados de suprimentos humanitários entraram na Faixa de Gaza na segunda-feira, com alimentos, combustível e medicamentos sendo distribuídos por organizações humanitárias.
Os ataques do Hamas em 7 de outubro mataram 1.200 pessoas, com cerca de 240 feitas reféns. Desde então, o Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, afirma que mais de 14.500 pessoas foram mortas na campanha de retaliação de Israel.
8 containers carrying diesel fuel and cooking gas were transferred from Egypt to UN humanitarian aid organizations in Gaza, as part of the pause and the hostage-release framework reached with the U.S. through the mediation of Qatar and Egypt.
The fuel and cooking gas are… pic.twitter.com/g2Smmha3H4
— Israel Defense Forces (@IDF) November 27, 2023
O tempo da calmaria nos combates
A ONU aproveitou a calmaria nos combates para aumentar as entregas urgentes de ajuda aos habitantes de Gaza, mas alertou que as remessas são uma gota no oceano.
Os habitantes de Gaza têm aproveitado a pausa nos combates para obter mantimentos e deslocar-se pelo território – em muitos casos, para regressar às suas casas, avaliar os danos e procurar roupas de inverno à medida que o tempo se torna chuvoso e ventoso.
De acordo com os repórters da BBC, não houve confirmação oficial de Israel sobre a extensão da trégua de quatro dias, que o Qatar, os EUA e o Hamas dizem ter sido acordada.
Numa conferência de imprensa esta noite, o porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, disse: “Nada é definitivo até que realmente aconteça. As coisas estão a progredir, esta noite também, mas é necessária paciência.”