O local abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, gerando em média 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa
Por misto Brasil – DF
O município turistico de Caldas Novas, em Goiás, terá o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil, segundo a Urban Tech, Companhia de Inteligência Urbana e Serviços S/A.
O projeto que será inaugurado nesta terça-feira (19) foi financiado pela Sicoob UniCentro Br.
Construída em um terreno de 10 mil m², toda a operação é controlada por meio digital, usando conexão wi-fi que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição.
O local abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, gerando em média 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa. A partir do início da produção da usina em janeiro de 2024, está prevista uma economia mensal de mais de R$ 87 mil para a instituição financeira.
O parque irá inicialmente abastecer as 25 agências em Goiás, mas o empreendimento possui capacidade de ampliação e poderá dobrar sua produção e passar a suprir a demanda elétrica de todas as agências do Sicoob UniCentro Br.
De acordo com o diretor operacional da instituição, Rodrigo Naves, a iniciativa do parque solar totalmente digital, além de ser inédita no País, também representa o pioneirismo dentro das cooperativas de crédito.
“A construção de usinas fotovoltaicas, ou no nosso caso, parques solares, oferece uma série de benefícios, como maior independência energética, redução de custos e gera menos impacto para o meio ambiente”.