No Distrito Federal, a temperatura média deverá ficar neste domingo (21) em 32 graus. Chuvas estão previstas para o longo da semana
Por Bruno Bocchini – SP
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas e tempestades que devem atingir neste sábado (20) 11 estados. Ele utiliza três tipos de alerta: amarelo – perigo potencial; laranja – perigo; e vermelho – grande perigo.
Os estados que deverão ser atingidos pelas chuvas intensas e tempestades são Santa Catarina (região norte), Paraná (todo estado), São Paulo (todo estado), Mato Grosso do Sul (região sul); Minas Gerais (região sul, central e leste); Rio de Janeiro (região oeste do estado); Espírito Santo (região oeste); Mato Grosso (região noroeste); Amazonas (região sul, leste e oeste); Rondônia (região nordeste) e Pará (região sudoeste).
Segundo o Inmet, a área mais afetada pelos maiores acumulados diários de chuva, neste sábado, deverá ser a faixa leste de São Paulo (incluindo a capital e região metropolitana) e áreas do litoral, onde a chuva poderá variar de 80 milímetros (mm) a 100 mm.
No domingo, as chuvas mais volumosas deverão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul e leste do estado (incluindo a capital e região metropolitana), e também na serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde poderá chover de 70 mm a 90 mm em alguns pontos.
No Distrito Federal, a temperatura média deverá ficar neste domingo (21) em 32 graus, mantendo dessa forma as altas temperaturas dos últimos quatro dias. Deverá chover em pontos isolados.
Para esta segunda-feira (22) a chuva deverá ser mais intensas em vários pontos da capital federal. Segundo o Inmet, poderá chover ao longo da semana, contrastando com o período de seca nesta semana.
A média de chuvas no Distrito Federal foi alcançada até na semana anterior, com trovoadas e pancadas intensas de chuva. O volume melhorou as condições dos reservatórios de abastecimento, mas aind necessitam de mais chuva para dar maior tranquilidade ao longo do ano.