A proposta no Marista da Asa Norte funciona com o objetivo de acolher os colegas novatos e buscar valores como respeito e solidariedade
Por Misto Brasil – DF
O Colégio Marista Asa Norte, em Brasília, adotou desde o ensino infantil o projeto “Colega Solidário”, para prevenir casos de bullying.
A proposta funciona com o objetivo de acolher os colegas novatos, tirar dúvidas, apresentar os espaços escolares e fortalecer os vínculos entre os pares durante o ano letivo.
E segundo a assessoria do educandário, o objetivo também e trabalhar valores, como cuidado, respeito e solidariedade, entre as crianças e jovens.
“A intenção é que o estudante novato seja acolhido pela turma. Esse guia ou mentor está ali durante todo o ano e ajuda na promoção de um ambiente saudável dentro da sala de aula”, comentou a orientadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ellen Cristina Gonçalves.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), um percentual superior a 40% dos estudantes adolescentes admitiram ao Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), já ter sofrido com a prática de bullying, de provocação e de intimidação.
E cerca de 38% das escolas brasileiras dizem enfrentar problemas de bullying, segundo dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.