A Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, aguarda a aprovação de um pacote adicional de ajuda militar americana
Por Misto Brasil – DF
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou neste domingo (07) que seu país perderá a guerra contra a Rússia se o Congresso dos Estados Unidos não aprovar um pacote de ajuda militar a Kiev visando combater a invasão por parte de Moscou.
“É necessário dizer especificamente ao Congresso que se o Congresso não ajudar a Ucrânia, a Ucrânia perderá a guerra”, disse Zelenski durante uma videoconferência da plataforma de arrecadação de fundos United24, organizada por Kiev.
O líder ucraniano afirmou ainda que será “difícil” para seu país sobreviver sem o pacote de ajuda, e alertou que, se Kiev perder a guerra, “outros Estados serão atacados”.
A Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, aguarda a aprovação de um pacote adicional de ajuda militar americana no valor de 60 bilhões de dólares (cerca de R$ 300 bilhões). O pacote vem sendo bloqueado há meses pela Câmara dos Representantes dos EUA, onde os republicanos são maioria.
A aprovação depende da boa vontade dos apoiadores do candidato à Presidência Donald Trump na Câmara, que se recusam a examinar o texto em meio a uma disputa sobre regulamentação da imigração. Os EUA realizarão eleições presidenciais em novembro.
Em janeiro, Washington anunciou que o dinheiro separado para apoiar a Ucrânia na guerra havia acabado em 27 de dezembro. E que previsões de novas remessas só seriam possíveis se o Congresso aprovasse um novo pacote de ajuda militar.