Rússia apelou para a moderação. Resumo após os ataques do Irã contra Israel

Israel ataque drone míssel Misto Brasil
Míssel iraniano atinge o território israelense/Reproduçào vídeo
Compartilhe:

O ataque de Teerã é uma retaliação a um ataque israelense que matou um comandante militar iraniano em Damasco

Por Misto Brasil – DF

A Rússia apelou a todas as partes para que “demonstrem moderação” e “expressem preocupação” com uma nova escalada depois de o Irã ter lançado mísseis e drones contra Israel durante a noite, segundo relato da BBC News.

“Contamos com os estados regionais para resolver os problemas existentes com meios políticos e diplomáticos”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado.

Leia – sirenes soam na madrugada em Israel

Leia – Irã diz que EUA devem ficam longe do conflito

Leia – Irã lançou dezenas de drones e mísseis contra Israel

Moscou acrescentou que alertou inúmeras vezes que o Conselho de Segurança da ONU foi incapaz de responder “adequadamente” a um ataque a um consulado iraniano na Síria, que matou sete oficiais do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, incluindo comandantes de topo.

A decisão surge depois de os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França terem se oposto a uma declaração do Conselho de Segurança da ONU redigida pela Rússia que teria condenado um ataque ao complexo da embaixada do Irão na Síria.

O Irã acusou Israel de realizar esse ataque, mas Israel disse que não comenta relatórios estrangeiros.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o ataque do Irão a Israel, dizendo que exorta “todas as partes a exercerem a máxima contenção”.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, condenou o “ataque imprudente” nos “termos mais fortes”. Ele disse que os ataques “correm o risco de inflamar as tensões e desestabilizar a região”, acrescentando que o Irão “demonstrou que tem a intenção de semear o caos no seu próprio quintal”.

O ministro das Relações Exteriores da França, Stephane Sejourne, disse que a França “condena nos termos mais fortes o ataque lançado pelo Irã contra Israel”.

O embaixador alemão em Israel, Steffen Seibert, disse que a solidariedade da Alemanha é com todos os israelenses esta noite que o Irã está aterrorizando com este ataque implacável e sem precedentes: judeus, bem como árabes e cristãos, os beduínos no Negev, bem como os drusos no Golã. Que todos estejam seguros.”

Resumo das últimas horas

Israel afirma que e os seus aliados interceptaram a grande maioria dos mais de 300 drones e mísseis lançados pelo Irão

Afirma que houve um pequeno número de ataques no seu território, incluindo numa base das FDI no sul de Israel, enquanto uma criança ficou ferida.

O ministro da defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o confronto com o Irã “ainda não acabou”

O Irã disse que o ataque “alcançou todos os seus objetivos” e acrescentou que usaria mais força se Israel respondesse na mesma moeda.

O ataque retaliatório sem precedentes do Irão marca a primeira vez que o Irão tem como alvo Israel directamente a partir do seu próprio solo

O ataque de Teerã é uma retaliação a um ataque israelense que matou um comandante militar iraniano em Damasco no início deste mês.

Biden diz que disse a Netanyahu que Israel demonstrou “notável capacidade” de defesa, acrescentando que os EUA ajudaram a “derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam”.

A embaixada dos EUA em Jerusalém suspendeu a sua ordem de “abrigo no local” para funcionários dos EUA, dizendo que a ameaça de “drones e/ou barragens de mísseis diminuiu”.

A Itália, que atualmente ocupa a presidência rotativa do G7, convocou uma reunião virtual para discutir o ataque, segundo a Reuters citando fontes do gabinete do primeiro-ministro.

O que aconteceu no ataque do irã

O ataque aconteceu no meio da noite de sábado, com alertas de ataque aéreo soando em todo Israel e os residentes sendo instados a procurar abrigo enquanto as explosões iluminavam o céu noturno. Aqui está o que mais você precisa saber sobre os ataques:

O Irã lançou mais de 300 drones e mísseis contra Israel, disseram os militares israelenses no domingo

O bombardeio foi lançado a partir de vários países , incluindo Irã, Iraque, Síria e Iêmen

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) disse que alguns mísseis iranianos atingiram o interior de Israel, causando pequenos danos a uma base militar.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que “ajudamos Israel a derrubar quase todos” os mísseis e drones

Os caças britânicos RAF Typhoon também foram implantados para abater drones, enquanto a Jordânia afirma ter interceptado objetos voadores que entraram em seu espaço aéreo.

Cerca de 12 pessoas ficaram feridas em Israel, disse o contra-almirante Daniel Hagari das FDI, incluindo uma menina de sete anos de uma comunidade árabe beduína perto da cidade de Arad, no sul.

O Irã diz que o ataque “alcançou todos os seus objetivos” e alertou Israel contra uma resposta na mesma moeda

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas