Rio Solimões atingiu o menor nível da história no trecho de Tabatinga

Amazonas seca porto Misto Brasil
Detalhe de parte do porto de Manaus com a seca/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

O governo federal teme que Manaus possa ficar isolada logisticamente, sem condições de manter seu transporte de mercadorias

Por Misto Brasil – DF

O rio Solimões atingiu o menor nível da história no trecho que percorre a cidade de Tabatinga, no estado do Amazonas, segundo informações do Serviço Geológico Brasileiro (SGB). O nível de suas águas está em -94 cm.

O recorde anterior, de 2010, era de -86 cm. No ano passado, o rio chegou a -72 cm. O nível crítico pode ser atingido no final deste mês.

A atual seca na região também atinge outros rios. A profundidade do Amazonas foi reduzida em 18 cm em Itacoatiara (AM) e 14 cm em Parintins (AM) na última semana. Já no Rio Negro, a queda foi de 10 cm em Barcelos (AM).

O governo federal teme que Manaus possa ficar isolada logisticamente, sem condições de manter seu transporte de mercadorias devido à perda de profundidade dos rios da região.

Há preocupações especialmente com a estocagem de combustíveis. Uma solução é levar essas cargas até Itacoatiara (AM), que está mais próxima da foz do Amazonas que Manaus e tem acesso à capital do estado por rodovia.

Outro temor do Palácio do Planalto, segundo apurou o BENews, é que, com a mudança nas rotas de navegação na região, possa haver um aumento nos roubos de carga. O risco está sendo analisados pela Polícia Federal, que participou da reunião dessa segunda-feira.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas