Novo incêndio de grandes proporções no Parque dos Veadeiros

fogo Chapada dos Veadeiros
Incêndio na Chapada dos Veadeiros aconteceu no ano passado e voltou em 2024/Arquivo/Corpo de Bombeiros de Goiás

O fogo está numa região de difícil acesso e longe dos pontos turísticos da reserva ambiental. Os brigadistas estão sendo transportados por helicópteros

Por Misto Brasil – DF

Novo incêndio de grandes proporções voltou a queimar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os focos de incêndio tinham sido controlados há dois dias, mas voltaram com força na tarde desta terça-feira (17).

O fogo está numa região de difícil acesso e longe dos pontos turísticos da reserva ambiental. Os brigadistas estão sendo transportados por helicópteros para combater o incêndio.

No incêndio que começou na última quinta-feira (05) foram destruídos mais 10 mil hectares do parque.

Criado em 1961, parque está localizado no nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.

Protegendo uma área de 240.611 hectares de Cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.

De acordo com o ICMBio, o parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas