O documento alerta que no chamamento público devem ser atendidos os requisitos expressos para a recontratação como bolsistas
Por Misto Brasil – DF
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde divulgou hoje (20), o edital de recontratação do Projeto Mais Médicos para o Brasil.
O edital 9/2024 é um chamamento público dos municípios, do Distrito Federal e para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A recontratação poderá ser feita pelo período de quatro anos.
A relação dos médicos aptos à recontratação será disponibilizada neste endereço eletrônico.
Devem ser atendidos os requisitos expressos e que tenham interesse na sua recontratação como bolsistas, que demandará a assinatura de novo Termo de Adesão e Compromisso considerando as alterações previstas.
E também há exigência de novas atividades no contexto da educação permanente, por meio de cursos de aperfeiçoamento ou de pós- graduação lato ou stricto sensu, ofertados por instituições de ensino e pesquisa.
No último boletim do programa, foi divulgado que há mais 101 vagas para ampliar acesso à saúde das pessoas privadas de liberdade.
O objetivo do programa é diminuir a carência de profissionais, fortalecer os serviços de atenção primária, aprimorar a formação médica no País e ampliar a inserção dos médicos em formação nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os cidadãos atendidos pelo Mais Médicos, 85% dizem que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais do programa e 82% afirmam que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde.
É o que constatou a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).