A recepção acontece a partir das 17 horas na sede da CNM com a participação de parlamentares. O Centro-Oeste possui 466 municípios e o Norte 450
Por Misto Brasil – DF
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) vai reunir os prefeitos eleitos do Centro-Oeste e do Norte do País na segunda-feira (05).
O Seminário Novos Gestores 2025-2028 terá também a participação dos prefeitos eleitos do Piauí e do Maranhão. O Centro-Oeste possui 466 municípios e o Norte 450.
A recepção acontece a partir das 17 horas na sede da CNM em Brasília com a participação de parlamentares. A ideia é estabelecer uma política de um pacto federativo “justo e equânime”.
O movimento municipalista é uma bandeira da entidade, mas ó municipalismo é antigo, vem desde o Império.
De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que analisou o desempenho econômico dos municípios em 2018, cerca de 34% das prefeituras não geravam receitas suficientes para manutenção da estrutura administrativa.
Entre os principais resultados das eleições municipais de outubro, destaca-se que oito a cada dez candidatos à reeleição obtiveram sucesso, além da ocorrência do maior quantitativo de prefeitas (730). Em 223 municípios houve apenas um único candidato.
A taxa de sucesso dos candidatos à reeleição foi de 82%, a mais alta registrada desde o início das reeleições.
De acordo com a CNM, Em 41 cidades do país o candidato mais votado encontra-se sub judice.
Dos 3.006 candidatos à reeleição declarados (com candidatura deferida ou aguardando recurso), 2.461 saíram vencedores, 14 foram os mais votados e encontram-se sub judice e 531 foram efetivamente derrotados (sendo 528 no primeiro turno e 3 no segundo turno).
No segundo turno, somente três dos 16 candidatos que tentaram a reeleição não foram bem sucedidos, o que foi registrado em Canoas (RS), Diadema (SP) e Taboão da Serra (SP).
Aproximadamente 65% dos eleitos em segundo turno pertencem a cinco partidos: PSD (9 ou 18%), MDB (7 ou 14%), PL (6 ou 12%), União (6 ou 12%) e Podemos (5 ou 10%).
Esse resultado também é similar ao apresentado no primeiro turno, com PSD, MDB e PP liderando em número de cadeiras. Esses partidos também obtiveram maiores taxas de sucesso em suas candidaturas.