Para os produtos com conformidade avaliada, é fundamental atender às normas do Inmetro, como a presença do selo de segurança
Por Misto Brasil – DF
O consumidor deve ficar atento para a segurança e qualidade dos produtos nas compras de Natal. O alerta é do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A primeira observação dever ser na embalagem quando é possível observar informações declaradas na embalagem do produto, como peso e quantidade.
Para os produtos com conformidade avaliada, é fundamental atender às normas do Inmetro, como a presença do selo de segurança, razão social ou CNPJ do fabricante ou importador, identificação do Organismo Certificador do Produto (OCP) e idioma em português.
Aves, peixes e suínos congelados: certifique-se de que o peso líquido indicado na embalagem exclui o peso do glaciamento (camada de gelo) e da própria embalagem.
Produtos pré-embalados: frutas cristalizadas, castanhas, nozes e outros itens embalados no próprio ponto de venda devem ter o peso correto discriminado, sem considerar a embalagem.
O consumidor deve sempre se atentar ao peso e volume declarados para garantir que correspondam ao conteúdo real do produto.
Produtos em conservav ou com líquidos: Itens como pêssegos em calda e sardinhas devem informar, claramente, o peso líquido (produto mais o líquido) e o peso drenado (apenas o produto).
Pisca-pisca e luminárias natalinas: embora não exijam o Selo do Inmetro, devem conter informaç
Plugues e tomadas: verifique a presença do nome e marca do fabricante, além da tensão (V) e potência máxima (W).
Plugues e tomadas: verifique a presença do nome e marca do fabricante, além da tensão (V) e potência máxima (W).
Brinquedos: Devem obrigatoriamente conter o Selo do Inmetro, garantindo que foram testados e atendem às condições de segurança. Evite adquirir produtos em comércios informais, que podem oferecer riscos às crianças.
Os brinquedos devem ser adquiridos em estabelecimentos comerciais regulamentados e que apresentem o selo de conformidade do Inmetro.
Também é necessário observar a faixa etária indicada para cada produto, considerando tanto os níveis de interesse quanto a capacidade cognitiva e de desenvolvimento da criança.
Linha branca: Eletrodomésticos como geladeiras e fogões precisam apresentar a etiqueta de eficiência energética, que classifica o consumo de energia de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente).
Certifique-se de que as etiquetas tragam informações como nome ou razão social, indicação do tamanho, CNPJ do fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e lavagem.