Três em cada 10 brasileiros (29%) planejam adquirir um imóvel nos próximos 12 meses, com o propósito principal de investir
Por Misto Brasil – DF
O mercado imobiliário deve crescer entre 15 e 20% em 2024. A previsão é do diretor de Relações com Investidores (DRI) do Grupo Lopes, Cyro Naufel.
O setor está mais dinâmico e deve manter ritmo de expansão em 2025. Naufel aponta alguns fatores que podem afetar esta demanda, como a alta de juros, linhas de crédito imobiliário mais restritivas, alta da inflação, entre outros fatores.
Os segmentos de imóveis compactos e alto padrão foram os que apresentam maior procura por parte dos consumidores em 2024.
O crescimento do mercado de luxo se deve à baixa oferta e uma maior disponibilidade de terrenos em cidades como São Paulo, que teve seu Plano Diretor revisto.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Loft, em parceria com a Offerwise, três em cada 10 brasileiros (29%) planejam adquirir um imóvel nos próximos 12 meses, com o propósito principal de investir.
O perfil dos brasileiros que veem o imóvel como um investimento é bastante específico. A pesquisa revela que a maioria deles está na faixa etária de 25 a 34 anos, são casados, possuem ensino superior completo e pertencem às classes A e B.
Este grupo está focado em construir patrimônio, garantir uma segunda moradia ou obter uma renda fixa mensal por meio da locação.
A pesquisa aponta que a maior concentração de investidores imobiliários está na região Norte do Brasil, com 36% dos participantes indicando a intenção de compra. O Sudeste e Nordeste seguem de perto, com 30% e 28%.
O gerente de Dados da Loft, Fábio Takahashi, os grandes centros urbanos continuam sendo os principais alvos desses investidores, devido à dinâmica do mercado e à oferta robusta de serviços e infraestrutura.
O CIMI360, maior congresso internacional do mercado imobiliário, realizou uma pesquisa em parceria com o sistema Cofeci-Creci e Real Estate Intelligence (REI) para entender melhor o perfil do corretor.
Houve um aumento de 83% de corretores satisfeitos com a sua área de atuação em 2024.
Os imóveis sustentáveis estão ganhando popularidade no mercado. Corretores que entendam as nuances desse mercado emergente estarão posicionados para atender à demanda crescente.