A sessão de abertura está marcada para o dia 3 à tarde. Os distritais anteciparam em agosto do ano passado a eleição para a Mesa Diretora
Por Carolina da Costa Lima – DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal retoma os trabalhos legislativos em fevereiro, no dia 3, uma terça-feira. A sessão solene solene que marca o fim do recesso parlamentar desde a segunda quinzena de dezembro será realizada à tarde.
Diferente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os distritais anteciparam a eleição para a Mesa Diretora. Em agosto houve um acordo político para a continuidade dos atuais dirigentes, incluindo a criação de novas funções e também de duas comissões.
Leia – Wellington Luís e Ricardo Vale são reeleitos na Câmara Legislativa
Leia – Hugo Motta atrai todas as cores partidárias
Um dos temas que devem ser bastante discutidos, como aconteceu no ano passado, é o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). A matéria é importante para o planejamento urbano e desenvolvimento sustentável.
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e o 1º vice-presidente, Ricardo Vale (PT), foram reconduzidos aos cargos.
A recém criada segunda vice-presidência será ocupada por Paula Belmonte (Cidadania).
A quarta secretaria será ocupada pelo deputado Robério Negreiros (PSD), que garantiu continuidade à luta por políticas que promovam inclusão, geração de empregos e desenvolvimento da cidade.
O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) continua como 1º secretário da CLDF e passou a integrar as comissões Saúde, Mulher e Educação.
O deputado Roosevelt Vilela (PL), representante da direita no DF, foi reconduzido à 2ª secretaria. A 3ª secretaria da Casa vai continuar sendo ocupada pelo deputado Martins Machado (Republicanos).
A Corregedoria da Casa está sob a responsabilidade de Joaquim Roriz Neto (PL), enquanto a Ouvidoria será liderada por Jorge Vianna (PSD). Hermeto (MDB) assume a Liderança de Governo, com a vice-liderança de Pepa (PP).
A Câmara Legislativa terá mais duas comissões permanentes. A Comissão do Direito das Mulheres, presidida pela deputada Doutora Jane (MDB), e a Comissão de Saúde, fruto do desmembramento da antiga Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), com a deputada Dayse Amarílio (PSB) como presidente.
Com a mudança, quem assume a presidência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) será o deputado Rogério Morro da Cruz (PRD).