STF formou maioria para tornar réus deputados do PL

Deputado Josimar Maranhãozinho MA
Maranhãozinho tem uma fortuna, mas a origem dela é motivo de especulação no Maranhão/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Além dos deputados Josimar Maranhãozinho, considerado o líder do grupo, e Pastor Gil, também é réu o suplente Bosco Costa

Por Misto Brasil – DF

A primeira turma do Superior Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos hoje (8) para tornar réus dois deputados e um suplente do Partido Liberal (PL), por corrupção passiva e associação criminosa.

A denúncia foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente de deputado Bosco Costa (PL-SE).

Votaram pelo recebimento da denúncia, durante plenário virtual, os ministros Cristiano Zanin — relator do processo —, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Ainda faltam os ministros Luiz Fux e Flávio Dino apresentarem seus votos — eles tem até o dia 11 de março para apresentarem os votos.

Com a denúncia recebida, os parlamentares se tornam réus e passam a responder pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.
Os deputados foram denunciados em setembro de 2024 pela PGR sob suspeita de desvio de emendas parlamentares.

Conforme o g1, a Procuradoria teria apontado que, em 2020, o grupo solicitou ao então prefeito de São José de Ribamar (MA) o pagamento de propina de R$ 1,66 milhão para destinar R$ 6,67 milhões ao município, provindos de emendas parlamentares, ou seja, recursos públicos federais.

A denúncia aponta Josimar Maranhãozinho como líder do esquema e relata que Bosco Costa utilizava a esposa e o filho na destinação de parte do recursos indicados pelo grupo. A organização também contava com empresários, blogueiros e até agiotas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Oportunidades

DF e Entorno





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas