A observação é do senador Sérgio Petecão, que participou do Bastidores da Educação, com o conselheiro Álvaro Domingues
Por Misto Brasil – DF
O sexto programa Batidores da Educação foi transmitido ao vivo hoje (27) pelas redes sociais. Durante a entrevista, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) disse que os recursos destinados para a educação são insuficientes.
O parlamentar foi o relator setorial do Orçamento de 2025 e destinou R$ 200,5 bilhões para a área, que é o segundo maior orçamento do governo federal.
Assista todo o programa logo abaixo
“Não sou especialista em educação, mas penso que todo recurso para a educação ainda é pouco“, disse o senador.
“Nós estamos falando de R$ 200 bilhões, mas para um país continental o dinheiro é razoável”.
A observação teve a concordância do segundo entrevistado, o presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, professor Álvaro Domingues.
“Todo o recurso destinado para a educação tem um resultado garantido. E comparando os nossos dados com a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento], nós ficamos muito abaixo”, e o conselheiro citou como exemplo o Chile.
“Se nós pegarmos outro parâmetro, o PIB [Produto Interno Bruto] como régua, tem que haver maior aporte de recursos. Temos, sim, que investir mais na educação”
No programa também esteve presente a defensora pública do Maranhão, Clarice Binda, que também é articulista do site de notícias Misto Brasil. Ela citou diferenças entre realidades dos estados e até entre os municípios, onde muitas vezes o direito ao ensino não está plenamente assegurado.
O programa é apresentado pelo jornalista Gilmar Corrêa. O Bastidores da Educação é veiculado a cada 15 dias, tem duração de uma hora, e a próxima edição será no dia 10 de abril.