Na ditadura o povo se esquecia dos problemas com as novelas. E na retomada da democracia, as novelas incendiaram a democracia
Por Genésio Araújo Júnior – DF
Você que nasceu ontem talvez não saiba, mas o Brasil se encontrava nas novelas televisivas, enquanto se divide hoje nas redes sociais.
As novelas de TV não foram uma invenção do Brasil, mas foi aqui, especialmente nos anos 70 e 80 do século XX, que fizeram muito sucesso. Elas serviram à ditadura e depois à democracia.
Ouça o áudio do articulista logo abaixo
Na ditadura o povo se esquecia dos problemas com as novelas. E na retomada da democracia, as novelas incendiaram. A novela Vale Tudo foi a maior de todas e surgiu com a Constituição Democrática de 1988.
As pessoas se perguntavam se valia tudo para ser feliz. Agora, com a democracia, no século XXI no Brasil, vivemos um vale tudo na política.
Tem uma turma que não tem compromisso nenhum com a democracia, que se serve dela para defender o anistia, para depois, quem sabe, negar de novo a democracia.
Temos um outro grupo que defende a democracia como o único argumento para se legitimar no poder. Não nos serve no vale tudo do século XXI esses falsos democratas e nem esses incompetentes democratas.
O Brasil do G20, que é uma alternativa para o novo desenvolvimento do planeta, não merece tantos hipócritas e incompetentes.