Descoberto animal marinho de 506 milhões de anos com três olhos

Animal pré-histórico encontrado Canadá Misto Brasil
Animal pré-histórico extremamente raro encontrado no Canadá/Joe Moysiuk/X
Compartilhe:

O fóssil da criatura, chamada Mosura fentoni, foi encontrado na famosa formação rochosa Burgess Shale, no Canadá

Por Misto Brasil – DF

Paleontólogos canadenses descobriram um animal marinho único que viveu há cerca de 506 milhões de anos, no período Cambriano.

O fóssil da criatura, chamada Mosura fentoni, foi encontrado na famosa formação rochosa Burgess Shale, no Canadá – um dos mais importantes depósitos paleontológicos do mundo.

O estudo foi publicado na revista Royal Society Open Science.

O comprimento do animal pré-histórico era de cerca de 10 centímetros. Ele tinha três olhos, uma boca circular, garras pontiagudas e uma longa cauda composta por 16 segmentos.

A descoberta impressionou os pesquisadores por seu alto nível de preservação: nos fósseis era possível ver até mesmo nódulos nervosos e fragmentos do sistema sanguíneo – algo extremamente raro em amostras tão antigas.

Mosura fentoni pertencia a um grupo de artrópodes ancestrais chamados radiodontos, identificáveis por características comuns como nadadeiras laterais e apêndices na cabeça.

Estes invertebrados prosperaram durante o período Cambriano (541 milhões a 485 milhões de anos atrás), mas seus fósseis mostram segmentos do corpo relativamente uniformes, com pouca variedade, avança LiveScience.

Dos 61 espécimes encontrados de Mosura fentoni, um foi coletado pelo próprio Charles Walcott – o descobridor do Burgess Shale. O novo espécime deve ser apresentado ao público no Museu de Manitoba, em Winnipeg, ainda neste ano.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas