O grande cronista Carlos Heitor Cony dizia que as vaias parecem mais sinceras e, em certos casos, obrigatórias na vida política
Por Genésio Araújo Júnior – DF
O presidente Lula da Silva participou da abertura da 26ª Marcha dos Prefeitos aqui em Brasília. Foi contar novidades para os prefeitos e prefeitas. Mas foi vaiado três vezes.
Já pode pedir música no Fantástico. O grande cronista Carlos Heitor Cony dizia que as vaias parecem mais sinceras e, em certos casos, obrigatórias. Depois da pandemia, os investimentos públicos feitos pelos estados e municípios aumentaram comparado com os investimentos federais.
Leia: Lula anuncia crédito para moradias, mas é vaiado por prefeitos
Ouça o comentário do articulista logo abaixo
Para você ter uma ideia, de 2019 a 2022, segundo o levantamento do Instituto de Estudos em Políticas de Saúde, o chamado orçamento secreto aumentou em 162% o investimento nos estados e municípios, só com as emendas de saúde.
Os prefeitos preferem as emendas Pix que o dinheiro da União, que na prática é tudo do governo federal. A região sul, que mais rejeita o Lula 3, tem 1.191 prefeitos e prefeitas.
A confederação dos municípios é comandada eternamente pelo gaúcho Paulo Ziulkoski. Em 2023, Fernanda Haddad queria mexer com a lei da desoneração e a turma do orçamento secreto. Barrou.
As prefeituras continuam pagando menos INSS. Como diz Coni, se Lula da Silva fosse aplaudido pelos prefeitos, ele teria que desconfiar. É melhor ele lidar com as vaias sinceras.
Se vira, Lula. Se vira.