Derrota por uma diferença inferior a dois pontos percentuais, representa o segundo golpe para o candidato liberal
Por Misto Brasil – DF
O conservador Karol Nawrocki venceu neste domingo (1º) o segundo turno da eleição presidencial na Polônia com 50,89% dos votos, contra 49,11% do rival, o liberal Rafal Trzaskowski, segundo a Comissão Nacional Eleitoral, após a contagem final dos votos.
No total, Nawrocki, apoiado pelo principal partido da oposição, o ultra-conservador Lei e Justiça (PiS), obteve 10.606.682 votos, enquanto Trzaskowski, prefeito de Varsóvia e apoiado pelo governo pró-europeu do primeiro-ministro Donald Tusk, obteve 10.237.177 votos.
A derrota, por uma diferença inferior a dois pontos percentuais, representa o segundo golpe numa eleição presidencial para o candidato liberal e pró-europeu, que perdeu em 2020 com uma diferença de 2,06 pontos percentuais para o atual presidente, Andrzej Duda, que conclui em agosto o seu segundo mandato consecutivo como chefe de Estado do país.
Pesquisas de boca de urna divulgadas ainda neste domingo indicavam uma leve vantagem para Nawrocki. Uma pesquisa divulgada pelo instituto Ipsos, que já contemplava resultados parciais da contagem de votos, colocava Trzaskowski com 50,7% dos votos, contra 49,3% de Nawrocki.
Como a margem de erro das pesquisas era de dois pontos percentuais, não era possível determinar o vencedor. Apesar disso, ambos os políticos se diziam confiantes de que sairiam vencedores. Trzaskowski chegou a reivindicar sua vitória imediatamente após o anúncio das primeiras pesquisas de boca de urna.
“Esses resultados mostram como a eleição foi incrivelmente acirrada, e acho que a primeira tarefa como presidente será alcançar aqueles que não votaram em mim”, disse o candidato de 53 anos, para os aplausos de seus seguidores.