Secretário da Agricultura descartou novo caso de gripe aviária

Secretário da Agricultura Rafael Bueno DF Misto Brasil
Secretário da Agricultura Rafael Bueno dirante entrevista no Palácio do Buriti/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Ele confirmou que foi identificado um caso num pássaro migratório e que os aviários do DF têm segurança sanitária

Por Misto Brasil – DF

O secretário da Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, garantiu há pouco que não há suspeita ou um novo caso de gripe aviária. Ele confirmou um caso verificado na espécie de pato irerê foi registrado e que estava no Zoológico de Brasília.

O DF continua recebendo animais para abate, mas está proibida a entrada de animais vivos, segundo a Secretaria da Agricultura. Veja a entrevista transmitida pela internet logo abaixo.

Confirmado caso de gripe aviária no Zoológico de Brasília

Leia: zoológico de Brasília sob suspeita de gripe aviária

O zoológico está fechado e pode ser reaberto no dia 13 de junho. Não há suspeita de um novo caso no local e por isso a reabertura deve acontecer na data prevista. Há um monitoramento num perímetro de três quilômetros do local.

Na entrevista que concedeu no Palácio do Buriti – junto com outros colegas do primeiro escalão do governo distrital -, Rafael Bueno disse que o Distrito Federal está em estado de emergência para a gripe aviária desde 2023, quando foi confirmado um caso no Brasil.

Ele disse que a segurança de biosseguridade é consistente nos aviários da capital. A maior parte da produção desses locais vai para a exportação, especialmente para Japão, Rússia e México.

A produção aviária é a principal atividade agropecuária da capital. Gera por ano cerca de R$ 1 bilhão e permite a manutenção de 5 mil empregos.

O secretário da Saúde, Juracy Magalhães, que também estava na entrevista para os jornalista, garantiu que a gripe tem baixa transmissibilidade para os seres humanos. E que medidas de contenção e orientação estão sendo tomadas.

Há oito pessoas (técnicos e veterinários do Zoológico de Brasília) que estão sendo monitoradas que estiveram exposta à gripe aviária. Nenhuma delas apresentou sintomatolia até o momento.

No chat da transmissão pelo YouTube, servidores da Secretaria da Agricultura reclamaram que o quadro de funcionários está com uma vacância de quase 85%.

A falta de pessoal poderia ser solucionado com o chamamento de aprovados do último concurso público. O secretario Rafael Bueno garantiu que 74 aprovados foram nomeados no ano passado e que há uma solicitação para mais nomeações, mas sem citar data e número.

Cuidados com aves mortes ou doentes

A manipulação de aves mortas deverá ser evitada, e todas as suspeitas que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura.

Essa comunicação deverá ser feita através do e-mail falecomadefesa@seagri.df.gov.br ou pelo telefone (whatsapp) 61-99154-1539.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas