A participação dos eletrificados no mercado de veículos leves segue em ascensão. Em maio, esses modelos representaram 7,76% de todos os emplacamentos
Por Misto Brasil – DF
O mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou alta em maio de 12,7% se comparado com abril. Na comparação com maio de 2024 (13.612), houve crescimento de 22,25%.
De janeiro a maio, as vendas acumuladas de modelos eletrificados, que englobam as categorias BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (híbridos plug-in), HEV e HEV Flex totalizaram 71.324 unidades.
O volume representa um aumento de 19,5% frente ao mesmo período de 2024 (59.669). Os micro-híbridos (MHEV) não estão incluídos nesses dados da Associação Brasileira de Veículo Eletrificado (ABVE).
A participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também segue em ascensão. Em maio, esses modelos representaram 7,76% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
Em maio, foram emplacadas 24 unidades de ônibus elétricos no Brasil, o que representa uma retração de 73% em relação a abril, quando foram vendidas 79 unidades. Apesar da queda no comparativo mensal, houve um crescimento expressivo de 167% frente a maio de 2024.
Diferentemente do mercado de veículos leves, as vendas de ônibus elétricos ainda não apresentam um padrão de crescimento linear.
As oscilações mensais são esperadas e refletem o estágio inicial da transição rumo à descarbonização do transporte público nos municípios brasileiros.
No acumulado de janeiro a maio, o Brasil já contabiliza 272 unidades de ônibus elétricos vendidos, o que corresponde a um aumento de 130,5% em relação ao mesmo período de 2024.