Pelo menos oito dos beneficiários já estariam com registros ativos em conselhos de classe exercendo funções profissionais
Por Misto Brasil – DF
A Operação Código 451 foi deflagrada hoje (11) cedo, no Distrito Federal e 11 estados com o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão.
A Polícia Federal investiga a falsificação e venda de diploma de cursos superiores para obtenção de registros em conselhos profissionais, além do exercício ilegal da profissão. Até agora foram identificados 33 diplomas fraudulentos.
Pelo menos oito dos beneficiários já estariam com registros ativos em conselhos de classe, exercendo funções diretamente ligadas às áreas falsamente declaradas.
Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de pressão adulterada.
Os mandados judiciais também estão sendo cumpridos também nas residências dos suspeitos de liderar o esquemae de beneficiários. Os diplomas falsos foram emitidos para as áreas como saúde, engenharia, direito, educação física, entre outras.
De acordo com informações da assessoria da Polícia Federal, as investigações tiveram início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional.
A partir da análise do documento, foi descoberto um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, criado para simular um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários.
O ambiente digital, construído com aparência legítima, continha diversos diplomas falsos em nome de terceiros.
O material era oferecido à venda por meio de redes sociais e plataformas de mensagens, e os documentos abrangiam cursos de Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Educação Física, entre outros.