Hamas está de acordo para implementar um cessar-fogo

Hamas terrorismo Faixa de Gaza Misto Brasil
Grupo do Hamas durante desfile na libertação de reféns israelenses/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

Um oficial familiarizado com as negociações disse na quinta-feira que a proposta prevê a libertação de 10 reféns durante os dois meses

Por Misto Brasil – DF

Hamas afirmou nesta sexta-feira (04) que respondeu “com espírito positivo” a uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza mediada pelos Estados Unidos e disse que está disposto a iniciar negociações para implementar o acordo, que prevê a libertação de reféns e discussões para pôr fim ao conflito.

“O movimento entregou sua resposta aos mediadores, que foi caracterizada por um espírito positivo. O Hamas está totalmente preparado, com toda seriedade, para entrar imediatamente em uma nova rodada de negociações sobre o mecanismo de implementação desse acordo”, disse o grupo em seu site oficial após realizar consultas com aliados.

Um oficial familiarizado com as negociações disse na quinta-feira que a proposta prevê a libertação de 10 reféns durante os dois meses, além da devolução dos corpos de outros 18 que também haviam sido mantidos em cativeiro. Em troca, Israel deve libertar palestinos presos em seu território.

Na última terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que Israel já acatou a mesma proposta de cessar-fogo, que prevê uma interrupção nas agressões por 60 dias. O conflito entre Israel e Hamas já dura 21 meses. Ainda não está claro se o grupo palestino demandou mudanças significativas no texto.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ainda não comentou o anúncio de Trump. Publicamente, as posições das duas partes continuam distantes. Netanyahu reiterou que o Hamas deve ser desarmado, algo que o grupo se recusa a discutir. Segundo a mídia israelense, o governo do país já recebeu a resposta do grupo palestino.

Dos 251 reféns capturados durante o ataque de outubro de 2023, 49 ainda estão presos em Gaza, incluindo 27 que o exército israelense diz estarem mortos, informou a Agência DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas