Pesquisa mostra que as questões financeiras ainda são um bloqueio para chegar ao primeiro imóvel para os brasileiros em geral
Por Misto Brasil – DF
Seja para as gerações mais velhas ou mesmo para as mais novas, o sonho da casa própria ainda é uma realidade para o brasileiro. A geração Z, aliás, é a que mais deseja ter o seu próprio imóvel.
A Geração Z é composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, embora as datas exatas possam variar ligeiramente dependendo da fonte. A faixa de idade atual (em 2025) para essa geração está entre 15 e 28 anos.
Metade (50%) dos jovens de 18 a 28 anos diz que pretende comprar um imóvel. É o que revela a pesquisa “Retratos do morar”, realizada pela Ipsos-Ipec e encomendada pelo Grupo QuintoAndar. Trata-se de um percentual maior que a média nacional (41%).
Mas existe um longo caminho entre querer e poder. A pesquisa mostra que as questões financeiras ainda são um bloqueio para chegar ao primeiro imóvel, seja para a geração Z ou para os brasileiros em geral.
De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados dizem não ter dinheiro para dar de entrada ou para financiar (percentual que chega a 47% no caso da geração Z). Outros 30% dizem que os preços subiram demais e 21% apontam os juros muito altos como uma barreira.
Ainda de acordo com a pesquisa, 37% dizem que gostariam muito de guardar dinheiro, mas admitem que as despesas atuais já consomem toda ou quase toda a renda.
“A pesquisa é parte do nosso esforço contínuo de ouvir e entender as necessidades reais dos brasileiros, e capta perfeitamente um grande dilema atual: o sonho da casa própria está vivo, especialmente entre os mais jovens, mas ele esbarra em um cenário macroeconômico desafiador, com alta taxa de juros e dificuldade de poupar”, afirma Lucas Lima, COO do QuintoAndar, registrou a assessoria da B3.

