Maçã e banana passam em testes de contaminação

Maçã fruta brasileira Misto Brasileira
A maçã é a segunda fruta mais consumida pelos brasileiros/Arquivo/Agro
Compartilhe:

Avaliação do Ministério da Agricultura aponta melhor desempenho da maçã para resíduos agrotóxicos

Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) obtiveram resultados que indicam ausência de contaminação da maçã para resíduos de agrotóxicos. Das 131 coletas analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA), nenhuma apresentou desconformidade.



O coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Tiago Dokonal, as 131 amostras foram colhidas nos municípios de Vacaria, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim e Fraiburgo, em Santa Catarina. Os lotes coletados tinham como destino a exportação e também o mercado interno. “Temos uma previsão de coletar 272 amostras de maçãs até julho”, explica.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE (POF), no período de 2008 a 2018, a maçã continua a figurar entre as frutas mais consumidas do Brasil, só ficando atrás da banana, da laranja e da melancia. Ainda consta nessa lista o mamão, que vem logo após a maçã.


A banana, a fruta mais consumida pelo brasileiro, não apresentou o mesmo resultado na análise realizada por laboratórios oficiais ou credenciados do Mapa. Do total de 145 coletas, 15 não estavam conformes. Mesmo assim, o resultado é muito positivo (89,66%), apesar de apontar 15 amostras fora do padrão de conformidade.

O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas