Mercado sentiu a queda, mas nos últimos dois anos, o número de indústrias passou de sete para 13
Em dois anos o número de fábricas de cervejas artesanais cresceu 160%. Passou de cinco unidades para 13, registra a Associação da Cerveja Artesanal do Distrito Federal. E com as novas empresas, também cresceram os eventos para estimular o mercado.
“O mercado cervejeiro é muito passional, então os investimentos começaram antes ou no início da pandemia. Como era algo incerto, os empresários continuaram investindo, o que contribuiu para o crescimento”, explica o presidente da Abracerva-DF, Pedro Capozzi.
Apesar do otimismo, segundo a associação, houve uma retração e até uma pausa de atividades em 30% de marcas. Algumas empresas, trabalhavam com poucos pontos de vendas e eventos, duas áreas bastante afetadas pela pandemia da Covid-19.
“Todo mundo aumentou o volume de certa forma, e as indústrias, principalmente, tiveram que se adequar. Algumas marcas que produziam fora resolveram colaborar e produzir internamente”, explica.
“O período da pandemia teve seu lado positivo, pois foi fundamental para que as marcas se aproximassem mais do consumidor final, seja por meio dos e-commerce ou até mesmo do delivery”, conclui Capozzi.