Ciro Gomes aparece em terceiro lugar com 9% e Simone Tebet está na quarta posição
Por Misto Brasília – DF
Foi divulgada nesta manhã a pesquisa FSB contratada pelo BTG Pactual, que apresenta o ex-presidente Lula da Silva (PT) na frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. O levantamento foi realizado com 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de julho.
Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 9% e a senadora Simone Tebet (MDB) está na quarta posição na pesquisa estimulada com 4%. Veja o quadro dos números abaixo.
Lula da Silva voltou a oscilar para baixo, mas dentro do limite da margem de erro (de 43% para 41%), enquanto o presidente Jair Bolsonaro também oscilou negativamente, de 33% para 32%. A diferença entre os dois, que chegou a 14 pontos percentuais no final de maio, diminuiu para 12 pontos percentuais em meados de junho, para 10 pontos há duas semanas e agora está em 9 pontos percentuais.
Na simulação de 2º turno, Lula da Silva oscilou de 52% para 53% e Bolsonaro permaneceu em 37%. Os dois também não tiveram grandes mudanças em seus percentuais de rejeição: o ex-presidente permaneceu com 44% dos eleitores dizendo que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto a rejeição ao atual presidente oscilou de 57% para 58%.
Os analistas da pesquisa identificaram que quem vota em Lula da Silva dá mais importância para o que vê na TV e ouve em conversas com amigos e familiares, enquanto os eleitores de Bolsonaro dão mais valor aos amigos e familiares e às redes sociais. Subiu de 53% para 67% o total de eleitores que têm recebido conteúdos sobre os presidenciáveis no WhatsApp.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-09292/2022.
Pesquisa estimulada – única