Baleias encalhadas são sacrificadas na Nova Zelândia

Baleias-piloto encalhe Nova Zelândia Misto Brasília
Baleias-piloto encalharam em ilha rempota na Nova Zelândia, na Oceania/Reprodução
Compartilhe:

Grupo de 215 baleias-piloto morreu em uma praia nas remotas Ilhas Chatham

Um grupo de 215 baleias-piloto morreu após encalhar em uma praia nas remotas Ilhas Chatham, a cerca de 840 quilômetros da Ilha Sul da Nova Zelândia, informaram ambientalistas neste sábado (08).



Os encalhes de baleias não são incomuns nas Ilhas Chatham, com o maior evento registrado em 1918, quando mais de mil animais morreram encalhados

“Esses encalhes em massa são eventos angustiantes, e embora sempre esperemos que as baleias sobreviventes possam ser salvas, isso não era uma opção neste caso”, disse o grupo ambientalista Project Jonah.



Muitas das baleias-piloto foram encontradas mortas, enquanto as que ainda estavam vivas foram sacrificadas por funcionários do Departamento de Conservação da Nova Zelândia. “As baleias sobreviventes foram sacrificadas por uma equipe treinada com o objetivo de evitar mais sofrimento” aos animais, informou por e-mail Brian McDonald, assessor de comunicação do Departamento de Conservação.

A decisão foi atribuída aos “desafios” e “perigos” de uma operação no local onde os mamíferos foram encontrados, num ponto de difícil acesso no noroeste das Ilhas Chatham, no Oceano Pacífico e onde residem menos de 800 pessoas. “Nós não salvamos ativamente as baleias nas Ilhas Chatham devido ao risco de ataque de tubarão tanto para humanos quanto para as próprias baleias”, explicou McDonald, de acordo com informações da Agência DW.

 



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas