Equipes de resgate estão correndo para salvar pessoas presas sob os escombros na Turquia e Síria
Um esforço de ajuda internacional está sendo intensificado no sul da Turquia e no norte da Síria após um grande terremoto que matou mais de 5 mil pessoas.
Equipes de resgate estão correndo para salvar pessoas presas sob os escombros depois que milhares de prédios desabaram em ambos os países
Um jornalista turco disse à BBC que as pessoas estão enviando a ele e a outros jornalistas vídeos, notas de voz e suas localizações ao vivo sob os escombros.
O terremoto de magnitude 7,8 ocorreu perto de Gaziantep nas primeiras horas da segunda-feira, enquanto as pessoas dormiam.
Um tremor de magnitude 7,5 ocorreu por volta das 13h30, horário local (10h30 GMT), que as autoridades disseram “não ser um tremor secundário”.
A agência de desastres do país diz que mais de 3.419 pessoas foram mortas somente na Turquia após o primeiro terremoto, e mais de 15 mil ficaram feridas.
Mais de 1.600 pessoas morreram na Síria. Países como EUA e Coreia do Sul estão enviando ajuda depois que a Turquia emitiu um apelo internacional por ajuda.
Chegar a áreas próximas ao epicentro é incrivelmente difícil. Há preocupações de que a rodovia principal não seja segura, então tudo foi transferido para uma estrada sinuosa na montanha.
Eles têm tentado desesperadamente passar ambulâncias e equipes de resgate, mas a rota está congestionada com caminhões e pessoas tentando sair. As estradas estão rachadas, quebradas e irregulares. Tudo isso está dificultando os esforços de resgate em um momento crucial.
As pessoas ainda sentem tremores secundários e não querem estar perto de prédios. Quando as pessoas os sentem, eles correm.